Adquira seu Livro Ativando o Poder do Subconsciente

Podcast Desvendando a Mentalização

quarta-feira, 1 de abril de 2020

COMO CURAR OS PENSAMENTOS NEGATIVOS



Existem pessoas que, ao acordar, se sentem bem e sorriem para a vida, enquanto outras choram. Quem é você? A pessoa que sorri ou a que chora? Tenho certeza de que você deseja se sentir bem ao despertar, mas também sei que muitos choram e lamentam-se ao começar um novo dia, envoltos em um turbilhão de pensamentos, imagens e emoções negativas que invadem a mente, paralisando-os diante da vida. Mesmo esforçando-se para seguir em frente, carregam consigo uma força contrária que torna o caminho mais difícil, e cada passo é dado com muito esforço e poucos resultados são alcançados.

A maneira como você se sente em relação a si mesmo e ao mundo ao seu redor pode evocar emoções negativas e positivas que influenciam suas ações e os resultados obtidos. A raiva, o medo, o ciúme, a frustração e o fracasso são exemplos de emoções negativas que podemos sentir e que, em excesso, podem nos prejudicar. Elas são o resultado de um conjunto de pensamentos limitantes que, em algum momento, aprendemos e guardamos dentro de nós, no nosso subconsciente, mas que podem ser modificados e ressignificados.

As crenças limitantes e seus modelos mentais estão em toda parte: são transmitidas pelos noticiários quando espalham medo e previsões catastróficas, ao assistirmos filmes e telenovelas repletos de diálogos conflitantes desconectados da verdade, que muitas vezes validam a violência e toda ordem de abusos, e através de conversas com amigos e familiares que compartilham conosco seus pensamentos e sentimentos por meio de falas como "o mundo é perigoso", "é difícil ganhar dinheiro" e "não podemos confiar nas pessoas". Essas crenças negativas, quando encontram uma mente receptiva, são como sementes lançadas em solo fértil, crescendo e enraizando-se, construindo sua morada.

Todos os pensamentos negativos que possuímos, de alguma forma, encontraram portas abertas para se instalarem em nossa mente. Com o passar do tempo, fomos alimentando-os, dando-lhes força e poder cada vez que os acessamos. Pensamentos negativos, quando não controlados, podem prejudicar nossa saúde física e mental, impedindo a entrada dos pensamentos positivos tão importantes para promover nosso bem-estar e criar a realidade desejada.

Então, como podemos eliminar e bloquear a entrada de pensamentos negativos em nossa mente? Muitas pessoas entendem que seus pensamentos negativos estão prejudicando suas vidas, mas se sentem incapazes de controlá-los. Contudo, o primeiro passo já foi dado ao reconhecer os danos causados por esses pensamentos e a necessidade de mudança. O segundo passo é ampliar sua consciência sobre o tema. Nesse sentido, gosto de lembrar uma famosa frase atribuída a Albert Einstein que diz: "não podemos resolver um problema com o mesmo estado mental que o criou". Mude seu paradigma e amplie sua percepção. Reflita sobre isso!

Geralmente, os pensamentos negativos são resultados de distorções cognitivas ou padrões de pensamento irracionais. Existem diversas técnicas de visualização criativa que podem ser aplicadas nesse caso. Você pode imaginar, por exemplo, uma pedra brilhante à sua frente que tem o poder de sugar toda a negatividade de dentro de você e, em seguida, permanecer alguns minutos sentindo toda a energia negativa saindo em direção à pedra; no final, visualize um pássaro que leva essa pedra para um reino distante. Outra dica para se desapegar dos pensamentos negativos é sair de casa e se colocar em movimento, praticando exercícios físicos que liberam substâncias químicas em nosso corpo e contribuem para o alívio dos sintomas provocados pelas emoções negativas. Você pode ainda ouvir uma música que te alegra e buscar a companhia de amigos positivos. Escreva afirmações positivas em um papel e coloque-as em diversos lugares da sua casa ou no trabalho.
Os pensamentos negativos geralmente são passageiros; o que não podemos fazer é deixá-los crescer e controlar nossa vida. Não importa como surgiram; o mais importante é desligá-los antes que conquistem espaço e aliados.

Fonte: Luciano Medeiros.







Nenhum comentário:

Postar um comentário